Salvemos o planeta!

Todos juntos, é possível!

Principais características de casas ecológicas

Leave a comment

Nos tempos actuais tem aumentado o número de pessoas interessantes em construir casas ambientalmente sustentáveis. Tais edificações são construídas utilizando métodos e materiais que causam o mínimo dano possível ao meio Ambiente.

As casas ecológicas, como são chamadas estas edificações são projectadas para serem construídas com objectivo de aproveitar formas de energia renováveis, permitindo que seus proprietários  economizem e estejam em harmonia com o ecossistema.

Como são projectadas as casas ecológicas

Se você pretende construir uma casa ecológica o primeiro passo é procurar um profissional de engenharia ou arquitectura especializado nesta área. Profissionais que actuam neste seguimento são facilmente encontrados, pois no mercado existem diversas empresas que prestam este serviço.

Este profissional irá inicialmente fazer um levantamento da topografia e da geografia do terreno, além  das condições climáticas do local onde sua casa será erguida.

Depois deste levantamento inicial o profissional irá elaborar um projecto  especificando os materiais sustentáveis mais adequados, as técnicas de construção e os mecanismos adicionais que irão permitir o aproveitamento de energias renováveis, como energia solar ou eólica, por exemplo.

Principais Materiais de Construção Utilizados em Casas Ecológicas

Tijolo Ecológico

Um dos principais materiais usados em uma casa ecologicamente correta é o tijolo ecológico, produto produzido a partir de sobras de materiais de construção reciclados, ele é fabricado utilizando uma técnica que dispensa o seu cozimento, evitando a derrubada de árvores para alimentar os fornos.

Por possuir furos em seu interior que possibilitam a passagem de tubulações hidráulicas e eléctricas este tipo de tijo especial propicia uma grande economia na obra, pois evita que as paredes sejam quebradas para a passagem de tais tubulações.

Madeira Plástica

Outro material bastante utilizado em construções sustentáveis é a madeira plástica, altamente resistente ela é feita á base de plásticos reciclados e restos de madeira.

Concreto Verde

O concreto de uma casa ecológica pode ser feito adicionando materiais recicláveis como cinza retirada de chaminés de indústrias, casca de arroz, borracha de pneus, bagaço de cana, entre outras.

A adição destes matérias além de tornar o concreto mais resistente pode proporcionar uma economia de cimento no custo final da obra em torno de 20%.

Mecanismos de Sustentabilidade Utilizados em Casas Ecológicas

Toda casa ecológica possui em seu projecto metodologias capazes de torná-la auto-suficiente energética-mente  ou seja, conta com recursos que permitam a geração de parte da energia que será consumida.

Uso Racional da Água

Dentre destes recursos está a utilização racional da água a partir da instalação de torneiras e chuveiros com temporizadores dispositivos que reduzem o desperdício.

É muito comum projectos em que há o aproveitamento da água vinda das chuvas que é colectada através de tubulações e armazenada em tanques, sendo posteriormente utilizada para abastecer vasos sanitários, realizar limpezas ou em jardins.

Aproveitamento de Energias Renováveis

Casas ecologicamente corretas também contam painéis que captam as radiações vindas do sol transformando-as em energia foto térmica capaz de aquecer água colocada em reservatórios ou produzir ar quente para a secagem de grãos.

Há também projectos que aproveitam a radiação solar utilizando painéis especiais para a geração de energia fotovoltaica, ou seja, transformando-a em energia eléctrica capaz de iluminar ambiente ou alimentar electrodomésticos.

Dependendo da região onde a edificação será construída pode-se também colocar torres contendo hélices que giram movidas pelas forças do vento transformando-as em energia eléctrica.

Casas Ecológicas Vantagens

A principal vantagem em construir uma casa ecologicamente correta fica por conta da melhoria na qualidade de vida de seus habitantes, pois pessoas que habitam construções desta natureza tendem  também a criar hábitos e posturas mais saudáveis.

Outra importante vantagem é a redução na compra de materiais de construção e na contratação de mão-de-obra se comparados com a metodologia de construção tradicional.

Casas Ecológicas  Desvantagens

A principal desvantagem fica por conta da instalação dos mecanismos adicionais de sustentabilidade que oneram significativamente o custo final da  obra.

Entretanto se você pensar a longo prazo o custo com a instalação de painéis de energia solar ou de torres para a captação da energia vinda dos ventos, por exemplo, é devolvido em alguns anos a partir da significativa economia na utilização da energia eléctrica.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s