Salvemos o planeta!

Todos juntos, é possível!

Arte e reciclagem

Leave a comment

O lixo humano aumenta a cada dia, proporcionando o aumento da poluição na natureza, provocando enchentes, doenças e o aumento de insectos na cidade. Porém existe uma maneira de diminuir a quantidade de produtos jogados fora pelo homem, a reciclagem.

Utilizar materiais descartáveis para produzir artesanato é uma maneira de evitar o desperdício, criando belos produtos através da criatividade, desenvolvendo a arte.

Diversos materiais podem ser transformados em peças e acessórios de artes, como:

Caixotes

Os caixotes são muito utilizados para guardar compras de um supermercado, então, logo após o uso são descartados. Usando a criatividade, esses mesmos caixotes podem virar lindas estantes ou suportes para plantas, livros, enfeites e os demais objectos de uma casa. Transformar caixotes em estantes ou em qualquer outro objecto  evita o acumulo de lixo nas cidades e se tornam grandes objectos de utilidade doméstica.

Tampas de garrafas

As tampas de garrafas podem ser transformadas em lindo apoio para copos. Basta utilizar pedaço de tecidos, linhas e agulhas. Assim, basta apenas embalar as tampas nos pedacinhos de tecidos, fazendo uma costura que uni uma tampa na outra e pronto, foi construindo apoios para copos criativos, bonitos e diferentes, com material completamente reciclado.

Lacre de latinhas

Os lacres são materiais desperdiçados que podem ser utilizados para produção de diversos artesanato que modificam o ambiente em que se vivem, deixando o lar ainda mais moderno e diferenciado. Alguns exemplos do que pode ser feito com os lacres são:

 Bolsas feitas de lacre

Um artesão pode criar bolsas femininas com alguns lacres de latinhas de refrigerantes ou cerveja. Os materiais utilizados nessa produção, geralmente são lacres, linhas de croché e forro.

Luminarias 

Os lacres e os arames podem ser materiais utilizados para construção de lindas luminárias, que deixam o ambiente mais charmoso e rústico, dando um diferencial para o ambiente. Ideal para restaurantes e bares, deixando o local mais confortável.

Caixas de leite

 Após o consumo de leite, normalmente, as caixas são jogadas fora, porém, alguns artistas as transformam em belas caixinhas de presentes. A transformação se dá devido à reutilização dessas caixas em artesanato, sendo embrulhadas com papel de seda coloridas e utilizando cordas para transformar em sacolas de presentes.

Coador de café

Outra opção é reutilizar os coadores de café feitos de papel. Basta lavar esses coadores e cobrir a caixa de leite com ele. Depois é só usar a imaginação e criar os divertidos saquinhos de presentes.

Garrafa pet

O material mais desperdiçado é a garrafa pet, porém são materiais que mais possuem muitas formas de se transformar em artesanato.

• Muitas garrafas pets podem ser transformadas em puffs de sentar. Ficam confortáveis, bonitas e criativas. Além disso, são usadas espumas que deixam o assento ainda mais confortável.

• Essas garrafas podem usadas como vasos de plantas, bastar recortá-las no tamanho ideal da planta e usar a criatividade. São transformadas em vasos lindos e ecológicos.

• O fundo da garrafa pode ser recortado e usado como porta-lápis. A pessoa que quiser reutilizar as garrafas para produzir porta-lápis pode enfeitar o fundo da garrafa com fita e desenhos, deixando o trabalho mais moderno e adequado para cada estilo.

Óleo de cozinha

Muitas pessoas não sabem o que fazer com o óleo de cozinha após o uso, isso faz com esses óleos sejam jogados fora o que causa muita poluição e entupimentos de canos. Uma óptima solução é transformá-los em sabão. Existem alguns processos simples que transformam o óleo inútil em sabão.

Os artesanato são ricos, pois muitas vezes, modificam materiais inúteis em produtos úteis para o dia a dia das pessoas. Além disso, artes recicladas fornecem um diferencial, pois são produtos baratos, podendo ocasionar uma renda extra no orçamento familiar.

Vale ressaltar que além de oferecem utilidade, renda extra e serem produtos com custo beneficio baixo, os materiais recicláveis são ecológica correto, preservando não só a natureza e o ambiente, como também, a vida de toda humanidade. É a educação ambiental sendo preservada na transformação de lixo em belas artes.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s