Salvemos o planeta!

Todos juntos, é possível!

Como ter uma piscina mais ecológica

Leave a comment

Semelhante a um lago natural as piscinas ecológicas são definidas como um sistema no qual não são utilizados produtos químicos para o tratamento de sua água.

Para a limpeza e filtragem da água contida em seu interior são utilizadas plantas específicas que auxiliam na sua oxigenação, eliminando nutrientes que impedem a propagação de algas e microorganismos capazes de prejudicar a sua qualidade.

 Piscinas Ecológicas: Vantagens

A vantagem principal em construir uma piscina ecológica fica por conta da ausência de cloro que irrita os seus olhos e danifica sua pele ressecando-a.

Outro ponto positivo é o tempo de manutenção, enquanto que as piscinas convencionais requerem limpezas frequentes este modelo requer que seu fundo seja limpo apenas uma vez por ano.

A este sistema de piscina natural podem ainda serem adicionados animais aquáticos com capacidade para exterminar larvas e/ou insetos.

Quando o assunto é design pedras, plantas e animais proporcionam cores e texturas variadas, além de cheiros e um ambiente diferenciado.

Piscinas Ecológicas: Como Construir

No mercado existem profissionais altamente qualificados para projectar uma piscina ecológica, estes profissionais levam em consideração questões como:

O número de pessoas e a quantidade de banhos que serão realizados em sua piscina, pois é a partir desta estimativa que será dimensionada a sua construção.

As condições geológicas da região de escavação, pois quanto mais for natural a paisagem no local de instalação melhor será a integração de seu sistema.

As condições geográficas do local onde será construída também influenciam em sua piscina ecológica, pois como são consideradas como um sistema em equilíbrio ecológico e possuem a capacidade de auto regeneração, exposições solares intensas podem interferir na qualidade de seu sistema.

Piscinas Ecológicas: Água Utilizada

A água utilizada em uma piscina ecológica pode ser proveniente da rede pública ou fontes naturais como água das chuvas ou retirada de rios ou lagos.

No entanto é fundamental que esta água contenha índices reduzidos de matéria orgânica e/ou resíduos de qualquer natureza.

Devido a sua evaporação em períodos de temperatura elevada a água de sua piscina ecológica deve ser reposta em determinados períodos de tempo, o excesso de água provocado pelas chuvas é retirado através de drenos que permitem o seu escoamento.

Para auxiliar na sua oxigenação podem ser instaladas bombas movidas a energia solar ou pequenos cursos de água que proporcionarão a criação de correntes, movimentando a água presente em sua piscina.

Piscinas Ecológicas: Plantas e Animais Utilizados

As plantas utilizadas em piscinas ecológicas pertencem ás espécies endémicas de regiões húmidas, em baixo da água elas possibilitam que o ocorra o desenvolvimento de micro-organismos responsáveis por filtrar a sua água.

Marsilea quadrifolia (trevo-de-quatro-folhas), Azolla filiculoides, Salvinia molesta (erva ou gigante salvinia kariba), Íris pseucacorus (bandeira amarela), são exemplos de espécies utilizadas.

Os animais frequentemente introduzidos em uma piscina natural pertencem á classe dos anfíbios e répteis.

Eventualmente podem aparecer espécies de animais aquáticos endémicas de determinadas estações ou períodos do ano como épocas de chuva.

Discoglossus galganoi (Rã-de-focinho-ponteagudo), Ardeola ralloides (Papa-ratos), Ardea cinérea (Garça-real), Lutra lutra (Lontra), Maculinea alcon (Borboleta Azul), são alguns exemplos de animais utilizados.

Piscinas Ecológicas: Custos

Os custos envolvidos na construção de uma piscina ecológica estão relacionados ao seu tamanho e aos materiais que serão utilizados.

No mercado estão disponíveis plantas, pedras e animais aquáticos de diferentes funções e qualidade fato que influencia bastante no custo final de seu sistema.

O material utilizado para a calafetagem de sua piscina, ou seja, sua vedação também influencia consideravelmente em seu custo final, visto que existem opções nas quais são usadas bacias ou tanques em betão ou uma tela fabricada por um plástico especial (opção mais económica).

Somados todos os custos o valor de uma piscina ecológica fica em torno de 20% a mais que os modelos convencionais.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s