Salvemos o planeta!

Todos juntos, é possível!

Tudo sobre o Basset Hound

Leave a comment

Os cães são animais de estimação fantásticos que tornam a nossa vida mais alegre. O Basset Hound é um desses lindos cães cujas características serão abordadas nestes artigos. A primeira menção à raça Basset foi feita em 1561 por Jacques du Fouilloux, num texto dedicado à caça. Nessa altura, todos os cães de caça possuidores de patas curtas eram apelidados de “Basset”, uma palavra francesa derivada de “bas” que significa “baixo, anão”. Por isso, torna-se muito difícil saber as origens exatas desta raça específica, o Basset Hound. Pensa-se que este cão foi criado por volta de 1800, quando dois criadores franceses se dedicaram a desenvolver linhas de sangue puro de Basset Hound, cruzando as raças Bloodhound e Beagle. Contudo, a sua história só fica mais clara quando o Basset Hound foi levado para Inglaterra no final do século XV, onde sofreu aprimoramentos para ser simultaneamente um cão de caça e de companhia. Aí, a raça atingiu o seu apogeu da popularidade, tendo sido apresentada oficialmente em 1883, quando foi reconhecida pelo Clube de Canicultura Inglês.

431776_464658150280224_1518228044_n

No final da década de 90 este cão, para além de ser usado na caça, já aparecia em filmes e em campanhas publicitárias, dada a sua grande aceitação pelo público.

Conheça, agora, as principais caraterísticas e curiosidades acerca desta raça.

  1. Temperamento

O Bassed Hound é uma raça muito calma, leal, companheira, dócil, alegre e amigável. Por isso, são excelentes para quem tem crianças. Contudo, é necessário ter algum cuidado para que estas não pressionem as suas costas durante as brincadeiras, uma vez que esta raça é muito sensível a problemas de coluna.

Este cão é bem-disposto e de fácil convivência. Dá-se bem com outros animais e está sempre disponível para fazer novas amizades, pelo que não é um bom cão de guarda. Não gosta de ficar sozinho. Por isso, uiva e late para chamar a atenção dos outros, para pedir algo ou para dizer que não gosta de alguma coisa.

maxresdefault

Os Bassets Hound são cães difíceis de treinar e adestrar, porque são teimosos e porque querem poupar a sua energia. Contudo, conseguem obedecer rapidamente se tiverem uma recompensa. São cães interesseiros.

Por possuírem um forte instinto de caça, são, ainda, ágeis e ativos, e adoram perseguir outros animais, pessoas ou objetos, farejar e seguir rastros.

Estão sempre dispostos a realizar exercícios com os seus donos, como caminhadas ou brincadeiras, para manterem a sua forma física.

  1. Características físicas

O Basset Houd caracteriza-se por possuir excesso de pele no corpo, rosto e pescoço, fazendo com que o seu olhar pareça triste. Para além disso, é conhecido por se babar com intensidade.

É um cão de grande porte, com corpo longo e pesado e pernas curtas e grossas.

A sua cauda é longa, afinada e curvada para cima. O pelo é áspero, liso e curto. Pode ser castanho e branco, ou castanho e preto, ou castanho, branco e preto. As suas orelhas são extremamente compridas.

O Basset Hound pesa entre 20 a 30 quilos e a sua altura pode variar entre 34 a 38 centímetros a contar da cernelha.

bassethoundsf5

  1. Esperança de vida

Em média, o Basset Hound tem uma esperança de vida de 8 a 12 anos.

  1. Cuidados especiais

Um dos principais cuidados a ter com esta raça prende-se com o seu peso. O Basset Hound costuma comer muito, podendo engordar facilmente se não fizer exercício físico.  Contudo, este cão é tendencialmente preguiço e não pode fazer certas atividades devido à sua anatomia. As caminhadas e as brincadeiras são, sem dúvida, os melhores exercícios para esta raça. Contudo, é preciso ter cautela, porque a grande pressão sobre as suas costas, devido ao seu corpo longo, pode causar displasias e hérnias discais. Assim, este animal deve evitar saltar e subir e descer escadas.

As suas longas orelhas também exigem cuidados, uma vez que são propensas a infeções. Assim, devem estar sempre limpas. Os olhos também devem ser lavados diariamente de modo a evitar conjuntivites, cataratas e outros problemas. A boca e as rugas também merecem atenção, devendo ser lavadas com frequência, uma vez que a sua baba favorece o aparecimento de bactérias.

Durante os passeios ao ar livre é recomendável o uso de coleiras, porque devido ao seu instinto de caça é provável que eles persigam outros animais, pessoas ou objetos.

basset_hound_running_0095thumb

  1. Uma curiosidade…

O Basset Hound tornou-se popular em Portugal por participar em campanhas publicitárias de uma famosa marca de sapatos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s